1. O que é um QRCode?
O QRCode é um código de barras em 2D. Ele é visualmente composto por uma série de caracteres, formando ao final uma imagem quadrada.
2. Por que preciso de um QRCode e não posso usar meu CPF/PIS/PASEP?
O QRCode é uma das medidas de segurança adotadas para garantir o sigilo dos seus dados. Ele não é nada mais do que uma representação segura da suas formas de identificação convencionais como CPF e PIS.
3. Caso eu não tenha não tenha um QR code então preciso ir até uma agência?
Não.
Existem três formas de obter seu QR Code:
1. Pelo portal Emprega Brasil.
2. Pelos postos da Rede de Atendimento do Ministério do Trabalho.
3. E pelo requerimento do Seguro-Desemprego entregue pelo empregador no momento da dispensa.
Acesse o nosso Passo-a-passo para entender melhor como você pode consegui-lo: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/
4. Esse aplicativo (SINE Fácil) foi feito apenas para quem está no seguro desemprego?
Não.
Existem três formas de obter seu QR Code:
1. Pelo portal Emprega Brasil.
2. Pelos postos da Rede de Atendimento do Ministério do Trabalho.
3. E pelo requerimento do Seguro-Desemprego entregue pelo empregador no momento da dispensa.
Acesse o nosso Passo-a-passo para entender melhor como você pode consegui-lo: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/
5. O código gerado após o meu cadastro no Emprega Brasil não é meu QRCode?
Não. Esse código é uma senha temporária para o seu acesso ao portal de serviços do Ministério do Trabalho. Realize o seu primeiro acesso pelo link abaixo e você encontrará a funcionalidade de geração do QRCode.
6. Como faço para ler o Qr Code? Minha câmera não consegue ler o código.
É possível que alguns usuários enfrentem problemas na leitura do QRcode. Algumas câmeras podem ter dificuldade para conseguir focar na imagem.
O usuário que está visualizando o QRcode na tela do computador pode tentar dar um zoom na imagem para que a câmera do seu aparelho consiga fazer o foco.
Outra possibilidade é exibir o código na tela de outro celular utilizando novamente a funcionalidade de zoom na imagem para que seu aparelho foque.
7. Gerei o código após me cadastrar, o que faço agora?
Realize o seu primeiro acesso pelo link abaixo e você encontrará a funcionalidade de geração do QRCode.
8. Como faço para capturar a imagem (QR Code) pelo aplicativo no celular? O que é a interrogação na tela de leitura do QRCode?
Verifique se o seu aparelho está conectado à internet. A funcionalidade depende da verificação dos seus dados junto com o Ministério do trabalho.
Alguns aparelhos celulares podem ter dificuldade para realizar a leitura do QRCode. Nesse caso, verifique a questão Nº 2.
9. Por que meu QRCode está desabilitado/desativado?
É possível que você esteja encaixado no seguinte caso: no momento da entrada do requerimento no posto de atendimento, o agente não marcou a ativação do seu QRCode. Caso esse seja o seu caso, o seu QRCode está desativado. Dessa forma, entre em contato com o nosso atendimento através do e-mail: sinefacil@dataprev.gov.br
10. Como proceder quando é apresentada a mensagem de divergências cadastrais?
Esta mensagem é apresentada quando seus dados cadastrais estão diferentes nas bases de dados do Governo Federal. Para mais informações e orientações compareça à um Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho, visto que essa divergência pode causar transtornos futuros.
11. Preciso ir até o SINE para atualizar meu perfil profissional (currículo)?
Não.
O seu currículo pode ser atualizado também pelo Portal Emprega Brasil no endereço: empregabrasil.mte.gov.br. Para atualizá-lo clique no Menu ‘Trabalhador > Vagas de Emprego’. Se você já possuir cadastro, clique em ‘Visualizar o Cadastro do Trabalhador’. Caso não possua, clique em ‘Cadastrar Trabalhador na Intermediação de Mão de Obra’. Lembramos que, no Sine você contará com serviços especializados, para elaborar o seu currículo, aumentando suas chances de ser selecionado às entrevistas de emprego de forma mais ágil e eficaz.
12. A relação de vagas é fixa? Não posso consulta-las e filtra-las sozinho?
Nesta primeira versão, as vagas apresentadas são aquelas que o local de trabalho encontra-se no mesmo município de sua residência. Além disso, as vagas devem estar de acordo com o seu perfil profissional, com o interesse manifestado no cadastro realizado no Posto do SINE, em participar de processos seletivos.
13. Eu nunca me cadastrei no site. Por que meus dados aparecem como incorretos?
O Portal Emprega Brasil é um site de serviços do Ministério do Trabalho. Você já deve ter se cadastrado em um dos Postos de atendimento da Rede do Ministério do Trabalho. Compareça a um Postos para regularizar a situação e conseguir acessar os serviços disponíveis online.
Os seus dados são verificados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. Dessa forma, existe a possibilidade que algum dado seu tenha sido informado em algum outro sistema de forma equivocada.
14. Por que o aplicativo (SINE Fácil) não está disponível para o meu aparelho?
Infelizmente, visando garantir a melhor experiência possível para os nossos usuários, o APP necessita de alguns requisitos mínimos de Hardware (câmera com autofoco por exemplo) além da versão mínima do Android. É possível que o seu aparelho não seja compatível e o próprio Google tenha limitado a instalação.
Caso esse seja o seu caso, sentimos muito por isso e esperamos que em um outro momento você consiga utilizar o nosso aplicativo.
16. Nunca trabalhei com a Carteira de Trabalho assinada. Esse aplicativo (SINE Fácil) servirá para mim?
Para ter acesso ao aplicativo Sine Fácil você só precisa realizar seu cadastro no Sistema Público de Emprego. Você poderá fazê-lo em um dos Postos da Rede de Atendimento, ou pelo Portal Emprega Brasil – empregabrasil.mte.gov.br.
17. Em qual documento que me foi entregue que está localizado o QRCode?
O QRCode está localizado no Requerimento do Seguro-Desemprego entregue pelo empregador no momento da dispensa do emprego.
18. Por que não existem vagas para o meu Perfil?
Nesta primeira versão, as vagas apresentadas são aquelas que o local de trabalho encontra-se no mesmo município de sua residência. Além disso, as vagas devem estar de acordo com o seu perfil profissional, com o interesse manifestado no cadastro realizado no Posto do SINE, em participar de processos seletivos.
Você pode atualizar seu currículo em um dos Postos da Rede de Atendimento do SINE ou pelo Portal Emprega Brasil > Menu Trabalhador > Vagas de Emprego. Se você já possuir cadastro, clique em ‘Visualizar o Cadastro do Trabalhador’. Caso não possua, clique em ‘Cadastrar Trabalhador na Intermediação de Mão de Obra’.